sexta-feira, 23 de setembro de 2011

SAGRADA TRADIÇÃO

SAGRADA TRADIÇÃO
A Biblia e a Tradição Oral: A Biblia é a Palavra de Deus escrita que chegou até pela Igreja. A tradição é a Palavra de Deus não escrita mas transmitida de viva voz e conservada pela Igreja em seus ensinamentos, na liturgia e na disciplina.
8. Por isso os apóstolos, trasmitindo aquilo que eles próprios receberam (cf. I Cor 11, 23; 15,3), exortam os fieis a manter as tradições que aprenderam seja oralmente,seja por carta (cf. II Tes 2, 15).
Esta Tradição, oriunda dos Apóstolos, progride na Igreja sob a assistência do Espirito Santo. Cresce, com efeito, a compreensão tanto das realidades como das palavras transmitidas...
É que a Igreja no decorrer dos séculos, tente continuamente para a plenitude da verdade (1 Jo 16, 12-13), até que se cumprar nelas as palavras de Deus”.
O ensinamento dos Santos Padres testemunha a presença vivificante dessa Tradição, cujas riquezas se transfundem na praxe a na vida da Igreja que crê e ora.
Pela memsma Tradição torna-se conhecidoá Igreja o Cânon (Índice) completo dos livros sagradose as prórias Sagradas Escrituras são nela cada vezcompreendidas e se fazem sem cessar atuantes.
Relação entre a Tradição e a Sagrada Escritura
9. “A Sagrada Tradição e a Sagrada Ecritura estão, portanto, estreitamente conexas e interpenetradas. Ambas promanam da mesma fonte divina, formam de certo modo um só todo e tendem para o mesmo fim...
Resulta, assim que não é através da Escritura apenas que a Igreja consegue a sua certeza a respeito de tudo o que foi revelado”.
Por isso, ambas – Tradição e Escritura – devem ser recebidas e veneradas com igual sentimento de piedade e reverência”.
GRANDE QUESTÃO ENTRE CATÓLICOS E PROTESTANTES
            Protestantes: a doutrina e o ensinamento de Jesus estão somente na Biblia. Católicos: a doutrina e o ensinamento de Jesus estão na Bíblia e na tradição.
Tese: o ensinamento de Jesus não está apenas na Biblia, mas também na tradição, isto é, no ensino oral da Palavra de Deus.
1.      Jesus não mandou que os apóstolos escrevessem a Biblia. Só mandou que pregassem e ensinassem a sua Palavra: “Ide por todo mundo, pregai o evagelho a toda criatura” (Mc 16, 15); “Quem a vós ouve, a mim ouve” (Lc 10, 16).
2.      Todos os apóstolos foram enviados (Ide e pregai...”), mas só alguns escreveram, e apenas no fim de sua vida.
3.      Se fosse fundamentá-lo ensino da Biblia escrita, todos os apóstolos primeiro teriam escrito a Biblia e depois a teriam pregado. Mas foi o contrário. Eles foram enviados e pregaram a Palavra de Deus de viva voz (Tradição);e a maioriados apóstolos não escreveu nada, só pregou a palavra de Deus de viva voz.
4.      Conforme a teoria dos protestantes, os apóstolos que não escreveram a Biblia ou não ensinaram com a Biblia na mão não teriam pregado e difundido a Palavra de Deus. Mas o certo é que todos eles pregavam a Palavra e todos morreram mártires por causa da Palavra que pregaram.
Mesmo na Biblia há muitos trechos que se demonstra claramente qua a tradição tem o mesmo valor da Biblia. Abramos a Biblia:
a)      Retém a forma de sãs palavras que de mim ouviste, inspiradas na fé e na caridade de Jesus” (2Tm 1, 13).
b)      “Mantende-vos firmes, irmãos, e guardai os ensinamentos que recebestes, quer pela palavra, quer pela nossa carta”(2Ts 2, 15).
c)      “Em nome nosso Senhor, Jesus Cristo, mandamos que vos afasteis de todo irmão que se entrega à preguiça e não segue a tradição que de nós recebestes” (2Ts 3, 6).
d)     “Tu, pois sê forte na graça de Cristo, e o que de mim ouviste perante muita testemunha confia-o a homens fiéis capazes de ensinar a outros” (2Tm 2, 1-2). Eis aqui a tradição oral. Naquela época usava-se pouco a Biblia, mas ensinava-se de viva voz, que é a tradição.
Os protestantes dizem que o ensinamento de Jesus está todo na Biblia. Está errado, de fato. Abramos a Biblia: “Muitos outros milagres Jesus fez na presença dos discípulos, os quais não estão escritos neste livro”(Jo 20, 30).
“Há ainda muitas coisas feitas por Jesus, as quais, se se escrevessem uma por uma, creio que este mundo não poderia conter os livros que deveriam escrever” (Jo 21, 25). Mais claro do que isso não é possível!
Conclusão
            Nenhum protestante pode demonstrar que a sua Biblia é a autentica Palavra de Deus. Pelo motivo que nenhuma igreja protestante tem ligação com a Igreja dos apóstolos. Eles nasceram 1.500 anos depois. O que eles ensinam corretamente a respeito da Biblia são conhecimentos adquiridos antes pelo estudo, pela autoridade e pela tradição da Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário